novidades

Desligamento do sinal analógico começa nesta quarta (31) em 7 cidades de SC

Desligamento do sinal analógico começa nesta quarta (31) em 7 cidades de SC

O desligamento do sinal analógico para sete cidades de Santa Catarina vai até 28 de fevereiro. A nova data foi definida em uma reunião nesta terça-feira (30) em Brasília. A data anterior era 31 de janeiro. Assim, quem ainda não fez a mudança para a NSC TV digital, tem mais tempo.

Os municípios de FlorianópolisSão JoséPalhoçaPaulo LopesAntônio CarlosSão Pedro de Alcântara e Palhoça são os primeiros do estado a começar o desligamento do sinal analógico.

Se um A aparece no canto superior da tela de TV, ou existe algum aviso de que o sinal irá desligar, é porque o sinal ainda é analógico.

Motivo do desligamento

O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.

Sendo assim, as emissoras devem desocupar esta faixa e migrar seus canais digitais e analógicos para outra. Diante disso, os canais analógicos deverão ser desligados para comportar todos os canais digitais.

O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Fonte: www.g1.globo.com

Tiago Bilicki

janeiro 31st, 2018

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *