Uma queda de energia pode ter sido a causa do incêndio que atingiu a Livraria e Papelaria Central, antiga Zaguini, no centro de Canoinhas na manhã desta quarta-feira, 12. A informação é da Polícia Militar, que trabalhou no controle do trânsito e no isolamento da área, garantindo a segurança do local enquanto os bombeiros trabalhavam na contenção das chamas.
Bombeiros de Canoinhas, Três Barras e Major Vieira trabalharam por mais de três horas no combate às chamas e posterior rescaldo.
O fogo atingiu um anexo de dois pavimentos aos fundos da papelaria, que funcionava como estoque. O incêndio começou no segundo pavimento, que ficou completamente destruído. Havia muito papel no local. A ação rápida dos bombeiros evitou que o fogo se alastrasse para o restante do prédio e, o mais importante, que atingisse propriedades vizinhas, bem próximas do foco do incêndio, como o caso de uma construção de madeira que fica a menos de 20 metros do local.
A Polícia Militar divulgou nesta quinta-feira, 13, que segundo relatos, “o incêndio teve início após uma queda de energia, sendo percebido por funcionários e clientes, que acionaram imediatamente os bombeiros. A rápida resposta dos órgãos de segurança evitou maiores danos e trouxe mais segurança à população.”
Já os bombeiros, que não cogitaram a causa do fogo até agora, o incêndio estava confinado aos fundos da papelaria e havia muito material combustível, o que dificultou o combate às chamas. Após a extinção do incêndio e o rescaldo, os bombeiros fizeram uma vistoria visual externa e interna para averiguar possíveis riscos.
A hipótese de queda de energia ter provocado o fogo tem fundamento. “Um incidente de queda de energia pode causar um curto circuito e provocar, por exemplo, incêndios ou explosões. Por isso, é fundamental atuar preventivamente para minimizar as chances de ocorrer algo mais grave”, segundo o site Negócio Seguro, especializado em seguros patrimoniais.
Fonte: JMais