Rádio 98FM Canoinhas

UNC Canoinhas terá clínica de bem-estar mental para internato de estudantes de Medicina

Estudantes de três campi da Universidade vão ficar hospedados no núcleo de Marcílio Dias

O reitor da Universidade do Contestado (UNC), professor Luciano Bendlin, anunciou nesta quarta-feira, 19, que o núcleo de Marcílio Dias, em Canoinhas, vai sediar uma Clínica de Saúde Mental. O investimento na casa dos R$ 10 milhões visa adequar a estrutura da Universidade em Canoinhas para trazer estudantes de Medicina de três campi – Mafra, Concórdia e Porto União –  para passar a fase de internato trabalhando nesta clínica.

O internato é um período que ocorre dentro da faculdade de Medicina, ou seja, antes de o aluno se formar. Ele corresponde aos dois últimos dos seis anos de curso, quando alternam-se aulas teóricas e rotações práticas dentro de um hospital. Atualmente, os acadêmicos de Medicina da UNC cumprem essa parte obrigatória do curso em hospitais situados nas cidades onde existem os cursos.

Bendlin conta que o processo de adequação do local em Marcílio Dias compreende não só espaços para tratamento, inclusive internamento de pacientes, de saúde mental, mas, também para a adequação de salas que se transformarão em alojamento para os estudantes. “Haverá movimento econômico na cidade com o trânsito destes acadêmicos por Canoinhas”, comemora.

Na quarta-feira, 19, foi iniciado planejamento para implementação do projeto. Bendlin chama o projeto de Clínica de Bem-Estar Mental. “Essa clínica vai atuar em várias frentes: na educação mental, no tratamento e nas terapias. Vamos deslocar todos esses alunos para que eles possam estar aprimorando conhecimento aqui em Canoinhas, contribuindo com a saúde local.”

A clínica não terá investimentos com dinheiro público. Mesmo com o investimento sendo particular, a UNC deve firmar convênios com o SUS e com a Secretaria de Estado da Saúde para receber pacientes que fazem tratamento na rede pública de saúde. “O Governo do Estado tem sido um grande parceiro da UNC e é uma boa oportunidade de retribuirmos essa parceria”, conclui o reitor.

As obras de adequação do novo espaço devem começar em breve.

SAÚDE MENTAL

O setor de saúde mental não foi escolhido pela UNC por acaso. Há uma grande deficiência nesta área em todo o Planalto Norte. De Porto União a Mafra são poucas as opções de internamento. Canoinhas não tem nenhum serviço disponível e a referência é o Hospital Félix da Costa Gomes, de Três Barras, que tem somente 10 vagas disponíveis e invariavelmente uma longa fila de espera.

Fonte: JMais