A Defesa Civil de Canoinhas se destaca por seu modelo de gerenciamento de atividades, que serve agora de exemplo para outras cidades brasileiras. A inovação está na agilidade do atendimento às solicitações de vistoria em imóveis.
Ao solicitar uma inspeção, o cidadão de Canoinhas aponta a localização no mapa, e o sistema de georreferenciamento indica com precisão o destino da equipe. “Isso garante agilidade no atendimento, porque em um município com mais de 1.148 km², ter o local exato mapeado no GPS facilita a localização”, explica Adilson Bueno, coordenador da Defesa Civil de Canoinhas.
A solução foi destaque no Summit Cidades 2025, um dos maiores eventos nacionais voltado à gestão pública municipal – realizado na semana passada em Florianópolis.
O programa Boas Práticas recebeu 578 projetos inscritos, e apenas 48 foram selecionados para apresentação — entre eles, o projeto de Canoinhas, que se destacou por trazer soluções com foco em economia, transparência e praticidade para o setor público.
A seleção foi feita por especialistas, com base em critérios como: obtenção dos resultados esperados, criatividade, economia e uso eficiente dos recursos, possibilidade de replicação, impacto social, envolvimento da população e transparência, inovação.
Além da precisão geográfica, a transparência é outro pilar do modelo: a lista de demandas está disponível online para toda a equipe, promovendo a clareza das operações.
“Essa organização otimiza o trabalho da Defesa Civil ao reduzir custos, pois a equipe não precisa se deslocar sem saber o local exato do serviço, economizando combustível e tempo. Estamos muito orgulhosos de ver a tecnologia a serviço da segurança e da rapidez no atendimento, o que representa um grande ganho para todos os canoinhenses”, destaca a prefeita em exercício, Zenilda Lemos.
Fonte: JMais