Proposta surgiu durante sessão itinerante da Câmara de Vereadores em junho, na sede da UGV Canoinhas
O município de Canoinhas está em processo de criação do selo “Empresa Amiga dos Autistas”, uma iniciativa que busca identificar e valorizar estabelecimentos comerciais que adotem práticas inclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O projeto de lei, apresentado pelo vereador André Flenik na segunda-feira, 11, propõe que o selo seja concedido a empresas que realizem ações como adaptações em seus ambientes, capacitação de funcionários e a oferta de oportunidades de trabalho para pessoas autistas.
Flenik comentou que a ideia é estimular a responsabilidade social, combater o preconceito e abrir mais oportunidades de inclusão social e profissional. Ele destacou que, apesar do selo representar um reconhecimento simbólico, ele pode ter um impacto significativo ao incentivar mudanças efetivas nas empresas.
O texto do projeto autoriza o Poder Executivo a regulamentar a concessão do selo, sem criar obrigações diretas para a administração pública, funcionando como um incentivo à diversidade e acessibilidade. Se aprovado, o selo “Empresa Amiga dos Autistas” pode se tornar um importante passo para a inclusão em Canoinhas.
A proposta surgiu durante uma sessão itinerante da Câmara de Vereadores em junho, na sede da UGV Canoinhas. Na ocasião, estudantes do curso de Direito apresentaram diversas propostas de leis, entre elas a ideia do selo, elaborada pela acadêmica Letícia Voigt e Gabriel Vinicius de Lima. Letícia ressaltou que, apesar dos desafios que as pessoas autistas ainda enfrentam no mercado de trabalho, a proposta pode incentivar mudanças nas empresas em termos de inclusão e acessibilidade.
A sessão contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o diretor-geral da UGV, Adaílton Marcelo Lehrer, o secretário municipal, Carlos Eduardo Vipievski, que representou a prefeita Juliana Maciel, além de professores e vereadores.
Fonte: JMais